sexta-feira, 17 de agosto de 2012

English Steel: Raleigh Eclipse 12 Speed

Tenham medo. Tenham muito medo!

Yep. Este monte de ferrugem é a minha nova montada em terras de sua majestade. Mas não deixem que a ferrugem vos iluda, esta enorme máquina é muito confortável e assustadoramente rápida. Algumas alterações foram necessárias, os pneus por exemplo eram os de origem, estavam num estado deplorável e tiveram que ser trocados. Aproveitei e coloquei uns pneus 28, um pouco mais largos que os 25 de origem, impossíveis de encontrar no dias que correm.

Os componentes do dinossauro são os seguintes:

  • Quadro: Aço Reynolds 501 double butted; 24,5 Polegadas
  • Transmissão: Shimano SIS (Cassete 6, pedaleiro duplo 42-52)
  • Cranks: Sakae SX 175mm
  • Rodas: Cubos Mallard e aros Alesa (frente) e Rigida (atrás)
  • Avanço: Sakae
  • Guiador: 40cm
  • Travões: Weinmann
  • Selim: Selle Italia

O quadro provavelmente é demasiado grande para mim, 24 polegadas é muita polegada. Mas o tamanho anunciado era outro, imagino que deve ser difícil vender uma bicla deste tamanho, mesmo na terra dos bifes gigantes. Seja como for, com alguns ajustes consigo circular confortavelmente. Tudo funciona como deveria, há uns ruídos do cubo traseiro, mas as rodas rolam bem, e as mudanças não precisaram de qualquer afinação. O desviador da frente não funciona de forma indexada, mas isso não constitui qualquer problema, acho que até prefiro.

Onde se notam os quase 30 anos de idade é na travagem. É positivamente jurássica. Calipers de um só pivot e os calços de origem, duros que nem uma pedra, não constituem a melhor receita para parar esta máquina infernal. Mais desenvolvimentos em breve, se eu sobreviver.

3 comentários:

  1. Bela bike.
    Se fosse aqui em Lisboa aconselhava-o a dar um pulo ao sr. Venâncio que por uns euritos poucos lhe metia um bom sistema de travagem na bike, como fez a uma bike antiga que eu cá tinha.
    A roda parece bastante fininha, cuidado com o proverbial tempo chuvoso londrino, isso para pneus fininhos deve ser cá um petisco...

    ResponderEliminar
  2. Boas

    Quem sabe essa bicla não vai comigo para Lisboa! Os pneus da foto são os de origem, 700x25. Estavam completamente acabados. Eu coloquei uns 700x28, mais para ganhar alguma almofada de ar que outra coisa. Estou satisfeito com eles. A travagem é que realmente... Ui, ui.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ola, esse tamanho é o que procuro, pois tenho 1,95m, e aqui no Brasil nunca fizeram um quadro maior de 59cm, então tenho que deixar o selim e o guidom nas nuvens. Quem sabe um dia visito Portugal e volto com uma dessas. Sds.

    ResponderEliminar